Os 6 animais mais feios do mundo



1. Peixe-bolha (Psychrolutes marcidus)



Difícil decidir se é o aspecto de geleca ou o semblante mal-humorado que faz do peixe-bolha um ser tão esquisito. Mas não há dúvidas de que a combinação certamente não favorece o habitante das águas profundas das costas da Austrália e Tasmânia: o peixe (que com seu corpo gelatinoso é capaz de suportar a pressão alta das profundezas) foi eleito pelo voto online o animal mais feio do mundo em anúncio feito no Festival Britânico de Ciência em Newcastle, realizado no dia 12 de setembro. Apesar de não ser comestível, o bichinho é ameaçado pela pesca predatória: por se alimentar de caranguejos e lagostas, acaba sendo laçado junto de suas presas pelas redes usadas na pescaria.

2. Macaco-narigudo (Nasalis larvatus)



O macaco-narigudo dificilmente passa despercebido em meio à multidão. Natural da Malásia, o animal faz jus ao seu nome: o nariz dos machos desta espécie pode chegar a medir mais de 10 centímetros. Listado como uma espécie ameaçada da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, sua população diminuiu em mais de 50% nas últimas cinco décadas devido à perda de habitat e caça.

3. Tartaruga-nariz-de-porco (Carettochelys insculpta)



Também candidata a uma rinoplastia, a tartaruga-nariz-de-porco habita rios e lagos da Austrália e da Nova Guiné. Última representante do gênero Carettochelys, a espécie encontra-se em estado vulnerável de conservação: apesar de ser protegida por lei, entre os anos de 1981 e 2011 sua população diminuiu mais de 50%. A curiosa tartaruga é vítima de contrabando e comércio ilegais –em 2011, por exemplo, foram apreendidos 600 exemplares contrabandeados para a China; este ano, outras 700 foram encontradas em um aeroporto.

4. Axolote (Ambystoma mexicanum)



Diferentemente de seus coleguinhas anfíbios, como sapos e rãs, que passam a viver na terra depois de amadurecerem e abandonarem suas formas larvais, o feioso axolote nunca cresce (#ForeverYoung) e vive na água a vida toda – mais especificamente, nos lagos próximos da Cidade do México. Só que por lá a maré não está boa para o axolote: a urbanização e a poluição das águas fizeram com que a espécie fosse classificada como criticamente ameaçada na natureza. No entanto, são bastante populares nos laboratórios, onde sua grande capacidade de regeneração é estudada.

5. Rã-do-Titicaca (Telmatobius culeus)



Naturais do Lago Titicaca, localizado na fronteira do Peru e da Bolívia, estes anfíbios foram um dia extremamente numerosos na região. Hoje a história é diferente: depois de sofrerem por anos os impactos do consumo predatório, poluição e depredação dos cursos d’água, a população da rã-do-titicaca minguou, e a espécie é considerada hoje criticamente ameaçada. Particularmente esquisita, esta rã tem capacidade pulmonar reduzida e são suas muitas dobras de pele que permitem que ela respire. Este curioso excesso de tecido lhe garantiu um apelido (nem tão carinhoso): “rã escroto”. Tire suas próprias conclusões.

6. Kakapo (Strigops habroptilus)



O papagaio-mocho é certamente mais simpático que os seus demais companheiros desamparados, mas ele sofre de outro tipo de bullying animal: é o único papagaio do mundo que não voa. Tudo estava bem para o pássaro da Nova Zelândia (que vivia em um ambiente com poucos predadores naturais) até a chegada de europeus no território na década de 1840, que trouxeram também gatos, cachorros e outros mamíferos que se tornaram uma ameaça ao bichinho. Hoje o kakapo corre perigo crítico de extinção, com apenas 126 espécimes contabilizados no mundo em 2012.

Fonte: Superlistas, Superinteressante

SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário/Deja un comentario/Leave a comment

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Postagens populares